Fechem as cortinas...
Festa do Basquetebol
Domingo, 24 Março 2013 17:32

Fechem as cortinas. Acabou a Festa!,

 

Já está! Mais um ano, mais uma Festa do Basquetebol Juvenil que passou. Durante 5 dias, Juízes de (quase) todo o país participaram neste evento de referência, momento desejado com ansiedade por parte dos jovens que procuram mostrar o seu potencial, em frente a uma plateia de dirigentes, observadores, comissários e colegas, em busca do seu lugar no seio da arbitragem nacional.

 

Uma vez mais o empenho destes "rookies" foi enorme, e é um prazer verificar a sua evolução num período tão curto de tempo demonstrando que, quando bem acompanhados e orientados, estes jovens cheios de vontade e aspirações conseguem suplantar as suas dificuldades, ganhando confiança a cada "apitadela" que fazem soar do seu apito.

 

O trabalho dos observadores de campo é fundamenteal para atingir este objectivo, a exigência e assertividade dos seus comentários, juntamente com o reforço positivo em cada desconto de tempo, em cada intervalo e em cada final de jogo. Para além disso, a discussão da qualidade das decisões entre os jovens e os colegas mais experientes, faz com que uma decisão menos boa num determinado jogo seja corrigida no jogo seguinte, o que torna ainda mais gratificante o trabalho de quem faz este acompanhamento.

 

Quem já esteve neste evento nos últimos anos sabe da exigência a que estes jovens são sujeitos, nomeadamente na carga de jogos a que são sujeitos, quer os árbitros, quer os oficiais de mesa, e (infelizmente) alguns Juízes actuam em mais jogos em 5 dias do que num mês a exercer as suas funções nas suas regiões. É por isso notória a diferença de ritmo entre os pares mas, com a garra e a vontade demonstrada, em pouco tempo essas diferenças vão sendo atenuadas de jogo para jogo.

 

Gratificante é também poder ver que, Juízes que estiveram em edições anteriores da Festa com algumas destas dificuldades, surgem agora com um nível muito mais elevado, o que prova que este evento traz uma injecção de motivação extra para aqueles que estão mais afastados dos centros de decisão e das regiões onde o basquetebol tem maior expressão, e talvez por isso as distinções individuais deste ano tenham surpreendido alguns. Ou Não!

 

Para esses, o prémio de estar presente numa final ou a distinção como Árbitro Revelação ou ainda o prémio ANJB, são o expoente máximo desse trabalho. Para os que ainda não conseguiram atingir esse patamar só há uma solução: Continuar a trabalhar para que na próxima edição possam ser reconhecidos, ou na próxima, ou na seguinte ou noutro momento qualquer até fora desta prova. O importante é seguir o caminho, eliminando dos seus pensamentos todo o "lixo tóxico" que possa bloquear o seu desenvolvimento.

 

Só consegues sentir o sabor da vitória, se souberes o que é a derrota!

 

 E aí tudo saberá muito melhor. Acreditem!

 

Parabéns a TODOS pelo trabalho desenvolvido durante este tempo. Foram 5 dias sensacionais de exigência, mas também de grande companheirismo, relação inter-pessoal e diversão, e aí, TODOS sabemos bem do que estamos a falar.

 

VÃO SENTIR SAUDADES DAS INSPECÇÕES! AH POIS VÃO...

 

 

 

 

 

 

 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.