Segurança
Últimas Notícias
Segunda, 26 Fevereiro 2018 21:17

Segurança

 
Caros Juízes de Basquetebol,
 
A Direcção da ANJB teve conhecimento, ao longo dos últimos dias, da existência de situações de coação física contra juízes de basquetebol, levadas a cabo recentemente, em várias regiões do País.
 
 
Neste sentido, e no uso das suas competências, vem a Direção da ANJB, por este meio, reiterar o seguinte:
 
- A segurança dos juízes, tal como de todos os intervenientes e agentes do jogo, é peça fundamental para o normal desenrolar da actividade basquetebolística e convivência desportiva. Os responsáveis pela modalidade devem tudo fazer, mas mesmo tudo, para prevenir actos de violência, actos esses que, em nosso entender, espelham a cobardia, baixeza e falta de carácter  de quem os perpetua;
 
- É entender da ANJB que os dirigentes da modalidade não podem, nem devem, em momento algum, ser coniventes com situações como as que nos foram relatadas, devendo tomar as devidas medidas preventivas, de forma a evitar comportamentos futuros, e sancionatórias, penalizando aqueles que, com o enquadramento social e desportivo rasteiro que os qualifica, não são dignos da prática federada da modalidade;
 
- Os juizes devem fazer um esforço para, sem qualquer receio, aplicar o que está regulamentado, utilizando as prerrogativas de que dispõem: nomeadamente, os juizes devem requerer policiamento sempre que se justifique, ordenar a interrupção de jogo quando não existam condições de segurança para o continuar, e relatar, em sede de relatório de jogo, de forma clara e transparente, todos os factos que constituam matéria disciplinar;
 
- No caso de, por infortúnio, os juizes se virem deparados com actos de violência contra si, devem tudo fazer para penalizar fortemente os prevaricadores. Neste contexto, devem os juizes imediatamente interromper o jogo, requerer o necessário policiamento, realizar o auto de queixa perante as autoridades e dirigirem-se a uma unidade hospitalar para exame médico inicial;
 
- A ANJB reitera que os juízes não se devem nunca esquecer da sua qualidade de cidadãos. Assim, devem os juízes visados por actos de violência, ameaça, coação, e análogos, intentar os respectivos processos criminais e cíveis contra os prevaricadores.
 
- Neste contexto, a ANJB solicita a todos os juizes que, confrontados com actos de violência, informem em relatório de jogo o Conselho de Arbitragem da FPB, bem como a Direcção da ANJB, por forma a que os possamos acompanhar, designadamente quanto aos processos criminais que deverão intentar. 
 

 

Com efeito, é entender da Associação que acabar com os actos de violência no basquetebol é, mais do que um dever, um imperativo de consciência moral que impende sobre todos os agentes da modalidade, incluindo, naturalmente, os juízes.
 
A Direcção
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.