Fórum ANJB
Entrevista aos Juízes João Carvalho e Rafaela Almeida
Entrevistas
Quinta, 22 Abril 2010 20:19

 
Desta vez, coube como missão ao repórter ANJB entrevistar, o Juiz menos novo e a Juíza mais nova presentes na Festa de Portimão, respectivamente, João Carvalho, de 50 anos, e Rafaela Almeida, de 16 anos.

João, quando tiraste o teu curso de Arbitragem?
 

Em 1976, pela Direcção Geral de Desportos, era jogador desde 1970 mas como havia já nessa altura, como hoje, muita falta de Árbitros, em 76 comecei a “apitar” uns joguitos escolares. Mas durou pouco tempo, o gosto voltou quando a minha filha começou a jogar no mini-basket e como quase nunca havia Juízes nos jogos…

 

 

E tu Rafaela? Conta-nos um pouco da tua curta vida desportiva dado que ainda só tens 16 anos.
 

Desde que me iniciei no ABC (Alijo Basket Clube) como jogadora que senti muito a falta de Juízes nos Jogos e já dava uma mãozinha, “arbitrava” jogos de Iniciados Fem, Cadetes Masc. e Juniores Fem. Agora jogo no Basket Clube de Vila Real e consigo conciliar as 2 coisas, arbitrar e jogar; mas o que mais gosto de fazer é jogar, ainda não chegou a altura de decidir o que fazer com mais regularidade e de me dedicar a sério.

 

João, é preciso ter mesmo muito gosto pela actividade para com 50 anos ainda ter motivação para andar por estes pavilhões fora a ouvir as “bocas” por vezes mais disparatadas? 

 

 

 

 

É verdade. Tinha estado na 1ª Festa do Basquetebol Juvenil como Pai da Jogadora Mª João Carvalho e despertou-me o “bichinho”. Agora, ao participar activamente no envolvimento e camaradagem com Jovens de todo o país, achei simplesmente fantástico. A ansiedade sentida ao princípio do Torneio foi-se desvanecendo com o decorrer dos Jogos. Foram só 5, mas em cada um deles senti-me rejuvenescer e uma clara evolução, com o pronto acompanhamento dos Observadores de campo, que foram corrigindo na hora as lacunas obviamente existentes, transmitindo tranquilidade e segurança.

 

 

Rafaela, é a tua primeira presença numa Festa do Basquetebol? O que estás a achar?

 

 

Sim. Nunca tinha estado presente, nem como jogadora. É extraordinário. O envolvimento e o convívio são excepcionais. Apesar da carga de jogos, há sempre tempo para fazer muitas e novas amizades. É muito gratificante arbitrar com colegas de diferentes regiões porque aprende-se sempre mais do que arbitrar sempre com os colegas da mesma região.

 

 

João, qual o Jogo aqui arbitrado que mais te marcou?

 

 

O Jogo que mais me marcou foi o Madeira - Açores em Sub 16 Fem. que decidia a permanência e a descida de divisão. Foi emocionante e acho que consegui cumprir com o meu papel. Pelo menos não houve contestação ao trabalho realizado pela Equipa de Arbitragem, o deve ser bom sinal.

 

 

E para o ano João?

 

 

Claro que espero ser escolhido para voltar e trazer a minha filha que vai passar de escalão e como é Oficial de Mesa, quem sabe, viremos os 2.

 

 

É uma Festa fantástica tanto pelo convívio como pela evolução que temos a rara oportunidade de aproveitar.

 

 

E tu Rafaela?

 

 

Claro. Só se não for escolhida; mas vou trabalhar na minha região para ter este privilégio.

 

 

Obrigado João e Rafaela, pelas vossas palavras e desejamos que se mantenham no nosso meio por muito tempo.
 

 

 

 

   
       

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.