Palavras do Sócio Nº 1 Rui Valente em dia de Aniversário
Últimas Notícias
Segunda, 16 Agosto 2010 00:00

Na qualidade de associado n.º 1 da ANJB, pediram-me que, de alguma forma, assinalasse os 20 anos da nossa Associação, “nascida” a 16 de Agosto de 1990, por iniciativa de José Araújo, José Nina e de mim próprio.

 


O que se poderá dizer, muito resumidamente, é que a ANJB, pese embora alguns “acidentes” de percurso, é e será sempre, se os juizes quiserem, um baluarte da Arbitragem Nacional, um marco decisivo na defesa dos interesses de árbitros, comissários técnicos e oficiais de mesa, que muitas vezes não dão o devido valor à importância da Associação e à dedicação que muitos nossos colegas foram prestando, ao longo dos anos, ao serviço da ANJB. Como em tudo na vida, nem todos se empenham, é certo, mas têm sido vários ao longo de 20 anos a dar muito de si próprios...
Em meu entender, há que saber distinguir entre associativismo e corporativismo, pois este último será sempre pernicioso, se significar a mera defesa dos interesses de uma classe, sem perceber todo o envolvimento que gira à sua volta e sem contribuir para desejados consensos, que sejam equilibrados, justos e que sirvam parcialmente todas as partes.
A ANJB foi igualmente criada para desenvolver uma vertente de formação, que é muito importante, desde que articulada com as entidades institucionais do sector, sendo que o Clinic Internacional e o Clinic Jovem já são eventos com lugar seguro no Calendário Nacional Anual do Basquetebol. Por alguma razão...
Pena que muitos juizes não acreditem na Associação e não entendam que a mesma os pode servir muito positivamente.
Bom seria que se tornasse possível evoluir um dia para uma situação em que todos os juizes pudessem e devessem ser associados da ANJB, com uma quota anual meramente simbólica, pelo menos para os mais jovens e de categorias inferiores, mas que os fizesse à partida, no momento da sua inscrição como juizes, parte integrante da Associação, dando-lhe assim toda a representatividade que ela merece...
Em dia de aniversário, aqui fica o desejo e o desafio!

 

Rui Valente
 

 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.